segunda-feira, maio 26, 2008

Saudades

Ontem me lembrei de quando a minha vó tinha uma rua e na rua da minha vó tinha fogueira de São João... E a gente era criança, a vizinhança fechava a rua e fazia fogueira de São João... E tinha pipoca e tinha quentão, tinha algazarra de montão, mas o que a gente mais gostava mesmo era da fogueira, aquela fogueira enorme e linda, de São João!
Na época, óbvio, eu não tinha ainda noções ambientais suficientes pra criticar aquilo, hoje sim, no entanto não posso criticar, um pouco porque é passado, outro pouco porque era tão lindo, uma união que atualmente não se vê, cada vizinho fazendo uma coisa de comê, as porta aberta pra quem quisesse entra e depois a reunião em volta da fogueira, os olhinho da gente brilhava que nem labareda. As fogueiras tem significados diversos, há vários rituais que as utilizam... e a julgar pela minha lembrança daquelas noites frias aquecidas pelo encontro em torno da fogueira eu diria que ela gera alegria, esperança e mostra bem como a gente queima, ao longo da vida, até virar pozinho de gente...
Ai que saudades da fogueira de São João que se fazia na rua da minha avó (e, claro, saudades também da minha avó, que deusinho a guarde!).

(os erros de concordância são em homenagem à minha avó, que sempre esquecia o plural)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial