quarta-feira, agosto 03, 2022

Sonhos, Palavras, Humanidade

 Ontem foi a aula inaugural do Mestrado. É um sonho que esperei por tantos anos para finalmente acontecer e, confesso, não imaginei que aconteceria agora, desse jeito, no que eu quero,, Imaginei tantas vezes isso mas nunca desse jeito. 

Na apresentação eram praticamente só médicos, 2 enfermeiros e 1 fonoaudióloga, todos trabalham em hospital, todos cuidam dos pacientes de modo ativo, tem cargos importantes, experiência na área, cada colega que falava eu ficava admirada e quando fui me apresentar me senti até envergonhada, aliás não sei se foi vergonha de fato ou se foi medo de estar ali no meio de tubarões sendo apenas um peixinho...

Então hoje eu acordei pensando no meu papel enquanto Psicóloga, no meu projeto de mestrado,  tentando encontrar alguma importância nisso para justificar minha estadia junto aos Tubarões.

Lembrei de uma postagem do Instagram comentando sobre a visão de alguns pacientes sobre os Psicólogos serem "aqueles que falam", lembrei da minha experiencia no hospital, o pedido da médica para conversarmos com a paciente que não queria colocar a sonda nasogástrica, lembrei da Psicanálise que propôs a cura pela palavra e de ler o Simonetti orientando: a função do Psicólogo Hospitalar é escutar... escutar... escutar... E de repente me perdi na fonte da mente, da procura pelo saber, do amor pelo conhecer e percebi que sou um peixinho bem esperto, porque todos os meus colegas são Tubarões no que fazem e eu sou o peixinho que vai garantir que eles continuem fazendo isso com excelência, esse é meu projeto auxiliar os Tubarões a suportar nadar nesse mar de dor, de humanidade.

Porque a palavra, o falar e o ouvir é aquilo que nos faz humanos, que nos confere a humanidade, simbolizar, permitir sentir ...É pra isso que estou lá no mestrado!!


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial