terça-feira, dezembro 11, 2018

João... de Deus?




Tenho visto várias reportagens sobre o caso de João de Deus, o médium de Abadiânia.

Não me espanta assistir reportagens pouco caridosas na TV, eles não possuem compromisso com a caridade... no entanto me espantam os comentários que tenho lido e ouvido no movimento espírita, pois estes tem compromisso com a caridade, lema da bandeira que carregamos "fora da Caridade não há salvação".

Eu, particularmente, não sei o que ele fez ou não fez... As denúncias estão sendo averiguadas e certamente ele responderá por seus atos perante a justiça dos homens e principalmente responderá perante o tribunal de sua própria consciência.

Desde pequena, no espiritismo, aprendi que devemos sim combater o erro, que devemos sim combater o mal, mas nunca me ensinaram a combater quem erra nem a combater quem faz o mal, pelo contrário, me ensinaram a olhar com caridade o irmão caído, auxiliá-lo nas suas dificuldades. 

Assim ensinou Jesus... socorreu Maria de Magdala (a prostituta), socorreu a mulher adúltera, socorreu Zaqueu (o cobrador de impostos) e tantos outros em "desalinho moral", no entanto sua moral era ilibada Ele era puro e permaneceu puro no contato com os que socorria, diferente de nós, puritanos incorrigíveis, tão comprometidos com o mal que não conseguimos exceto nos escandalizar com a situação dos nossos irmãos.

Talvez eu esteja errada,  mas quero estar errada sendo cristã, quero estar errada socorrendo o criminoso e orando por ele, porque para estar certa abominando o pecador ou o excomungando já não me sentiria espírita com o Cristo.

João... de Deus?

Certamente!! Todos somos de Deus, até João!!

Divaldo e Joanna de Ângelis, no livro Atitudes Renovadas, nos esclarecem:

"Transtornos de diversos tipos tomam conta da sociedade contemporânea, demonstrando que algo especial está ocorrendo no planeta. 

Ao lado da violência, dos distúrbios do sexo ultrajado, da drogadição, dos vícios em geral, os estados inquietantes da alma aumentaram significativamente a cada dia, a toda hora... 

...nos encontramos em plena grande transição do planeta para o mundo de regeneração e a seleção natural dá-se de maneira ostensiva. 

Esses Espíritos que optam pelo mal, que se entregam às licenças morais e aos despautérios, aos instintos agressivos que deveriam estar sob o controle da consciência e da razão, dispõem da grande oportunidade de transformação para melhor. 

Todos eles, porém, são nossos irmãos enfermos da alma.

(...)

Não te mantenhas indiferente aos irmãos em desalinho moral. 

Inicia o teu treinamento de socorro discreto, mantendo o sentimento de compaixão, em silêncio que seja, sem os censurar ou maldizer, sem os agredir ou recriminar, porque, de alguma forma, já transitaste por caminho semelhante.

Agora é a vez de eles serem amparados e compreendidos pela misericórdia da caridade. "



Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial