sexta-feira, março 07, 2008

"Seria cômico se não fosse trágico"

O Brasil é realmente o país da piada pronta, me incomoda muito esta frase, principalmente em meus dias de otimismo... no entanto, lendo qualquer jornal local por uma semana não se pode discordar dela.
Seria cômico se não fosse trágico... que a situação da educação no país há muito deixou de interessar ao governo, já se sabe, que as universidades pagas são apenas um comércio, trabalhando em termos de "pagou" recebeu o diploma (não digo de todas, por favor, me perdoem as poucas sérias que estão por aí), também já se sabe, no entanto lá no fundo ainda resta aquela esperança que todo brasileiro carrega no peito, de que a coisa não seja tão escrachada assim, de que "o que os olhos não vêem o coração não sente", é reconfortante acreditar de vez em quando e penso que antes de Gutenberg as coisas deveriam ser mais fáceis, porque se demorava mais a conhecer os fatos e alguns não eram conhecidos jamais ou tão tardiamente que não havia motivos para se indignar mais. No entanto, na era do jornal impresso, das revistas de fofoca, da internet relatando toda a vida privada (que deixou de ser há muito privada) em tempo real, não há mais possibilidade de reconforto e a indignação se faz presente, ainda que em forma de palavras vazias, escritas ao vento!
A notícia do jornal de hoje fez isso comigo, me disse o que eu já sabia mas teimava em não pensar para não me indignar tanto (me entendem?)...

São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2008

"MEC vai investigar curso que aprovou garoto

Ministro da Educação diz que intensificará fiscalização nos cursos de direito e que pretende fechar cerca de 14 mil vagas

João Victor, 8, aprovado em direito na Unip, foi barrado na porta da universidade; apesar de ter pago R$ 500, direção diz que ele não está matriculado"


Óbvio que o Estado tomará providências para que isso não aconteça mais e que as Universidades vão prestar mais atenção nos seus candidatos ao vestibulares daqui para a frente, pois ninguém quer admitir que é só pagar a mensalidade para se entrar numa faculdade particular (como disse antes não me refiro a todas, há algumas boas ainda)... O pai do garoto afirma que ele tem capacidade para fazer o curso, mesmo estando na quinta série do ensino fundamental, e a faculdade não diz o contrário, pois ele foi aprovado no vestibular com uma redação muito boa, segundo a Universidade.
Confesso que estou muito curiosa para ver o desenrolar dessa situação, pois o pai entrará na justiça para garantir o direito do garoto de cursar a Unip, o garoto vai conseguir? que argumentos a Universidade vai usar para não permitir isso?
Que argumentos o Estado usa para justificar essa notícia? esse fato?
Depois desta notícias estive pensando em Matricular a Mariana também, acho que ela já está na idade de entrar na universidade, começando agora aos 10 já vai poder começar a fazer residência em algum hospital e aos 12 já estará atendendo e operando...
Brincadeiras a parte...
Seria cômico, se não fosse trágico, eu poderia rir se não fosse no meu país e se não fosse na minha área, que alías, estou repensando seriamente...

Marcadores: , , , ,

1 Comentários:

Às 10:12 AM , Blogger Ana disse...

É, amiga, não me surpreende que uma coisa dessa aconteça aqui no Brasil, uma vez que não estamos num país sério, em que a educação é estruturada visando a formação de pessoas conscientes de si e do outro.
Infelizmente, Educação no Brasil é sinônimo de COMÈRCIO. Compra quem pode. E como muitos não podem... temos isso aí: uma educação falida com um quartel de analfabetos funcionais.
Eu desisto de lutar por essa causa. Não val a pena. Não aqui.
Beijos.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial