quinta-feira, maio 01, 2008

São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2008 : "Professor que disse que QI de baiano é baixo é alvo de críticas

Para o governador da Bahia, declarações do professor Antônio Dantas são "surto de imbecilidade'; para Tom Zé, são uma "piada"

Coordenador do curso de medicina da UFBA atribuiu mau resultado da universidade no Enade ao nível intelectual dos alunos"


É óbvio que isso deve ser alvo de críticas, é óbvio que isso só pode passar de uma piada, não é o povo baiano que tem o QI baixo, são os governantes que têm o QI alto suficientemente para permitir que as escolas aprovem alunos com baixo rendimento escolar (como no caso da progressão continuada), que os professores recebam prêmios quanto maior o número de alunos aprovados em suas disciplinas (pois os que atribuem notas vermelhas são incompetentes), que a educação seja para todos, inclusive para aqueles que não querem.

O problema da educação no Brasil não é tratado como deveria, nem pelas autoridades competentes (ou no caso, incompetentes) nem pelos demais envolvidos na história (professores, alunos, pais). Há muito o quantitativo tomou o lugar do qualitativo, isso não é novidade para ninguém.

Sabe-se que há diferenças entre os vários estados brasileiros, diferenças culturais, diferenças de aprendizado, e as universidades, queiram ou não, se adaptam a essas diferenças, e isso não acontece só dentro do Brasil. Quanto maior a expectativa dos universitários maior seu esforço pessoal.

Meus ex-alunos do Ensino Médio eram desmotivados, se eu trabalhava Lógica Clássica por exemplo, não podia argumentar que eles usariam no vestibular ou em algum concurso público, tinha de argumentar que usariam para aumentar a mesada com os pais, pois a maioria (em alguns casos absoluta) não pensava em prestar vestibular e não se achava apta a tentar um concurso público, se sentiam felizes se conseguissem um trabalho de empacotador no supermercado da esquina... será que isso tem a ver com o QI baixo dos alunos, ou com o excesso de QI dos governantes?


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