sábado, dezembro 29, 2007

Os podres da educação - Parte I: Estrutura física

Até hoje, nestes 4 anos que estou trabalhando para o governo do estado de São Paulo, lecionei em 7 escolas em 3 cidades diferentes, penso que falarei do assunto com alguma propriedade, óbvio que isto é apenas um relato pessoal de quem vive a situação na própria pele.
Em todas as escolas que lecionei até hoje há um espaço físico adequado. Salas grandes, com janelas (cortinas são raras), uma ou duas tinham até jardins (pode não parecer mas isso faz uma diferença danada)... A parte física me impressionou muito, ainda mesmo antes de eu ser professora contratada da rede estadual, lembro-me que fui visitar uma biblioteca numa escola de periferia e fiquei estarrecida com a quantidade de livros de boa qualidade ali presentes, nem ouso aqui levantar a hipótese de superfaturamento, ainda que haja, não deixa de ser uma iniciativa louvável esta de se formar bibliotecas, tornar possível o acesso aos livros é algo louvável por demais!
As salas de computação não são tão boas quanto as bibliotecas, creio que por serem mais caros, os computadores ainda são escassos, geralmente não há mais que 10 em uma sala (e cada escola possui apenas uma sala). Não haveria problema se cada sala tivesse 10 alunos, no entanto a média de alunos por sala de aula é de 30 a 50.
O espaço externo, pátios, jardins costumam ser grandes, no entanto não há lugares para se sentar, geralmente... levar os alunos para fora da sala de aula, fazer uma aula ao ar livre é um imenso desafio, só funcionou em uma das escolas, a melhor das que lecionei até hoje, havia pátios grandes e nos jardins bancos para se sentar, foram aulas inesquecíveis! (isto não é uma reivindicação, apenas um comentário).
Os banheiros também são adequados aos alunos, há bebedouros suficientes para todos também.
Então qual seria o problema do espaço físico?
Sua falta de utilização!
Há muitas bibliotecas maravilhosas, cheias de livros que ficam fechadas a maior parte do tempo, ou o tempo todo! Há salas de computador que ficam fechadas porque os professores não se arriscam a colocar 4 alunos em cada micro... minha mãe sempre dizia que mais importante que a casa é o lar, a casa é o espaço físico, o lar é a união familiar, a escola é uma bela casa, mas será que é possível transformá-la num lar?
A parte II falará sobre o a Direção.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial