sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Educação versus Instrução

Acompanhei o caso da professora da Puc que postou no facebook uma foto de um sujeito todo desarrumado no aeroporto tirando onda do tipo: "isso aqui é uma rodoviária??". Na mesma semana encontrei amigos muito caros, da época da facul, que não via há uns 20 anos... Jantando com esses amigos pude fazer umas reflexões legais sobre "educação". Primeiro temos de diferenciar educação de instrução. Instrução é o processo escolar pelo qual se passa, essa diferença é mais contemporânea que antiga, pois na antiguidade, por exemplo na época de Sócrates, a palavra saber englobava os atos, logo saber algo era praticar aquilo que se sabia, atualmente você pode usar a palavra saber ainda que seu conhecimento seja apenas teórico. Ainda que você não pratique nada daquilo que você sabe. Eu gostava das aulas de Educação Moral e cívica. Os alunos meio que zuavam as vezes, mas eu achava legal os professores tentarem ensinar alguma coisa de civilidade àqueles demônios que eram meus colegas. Tiraram da escola, aulas de cidadania não davam ibope. Aulas de religião não garantiam votos. Aulas de filosofia e sociologia então... pobres ciências teóricas! Fernando Henrique, por peso na consciência (talvez) deu um voto a essas ciências reles e as tornou obrigatória no currículo, o estado tenta dar aos professores alguma formação e eu me pergunto que função teriam as ciências humanas senão Educar. Óbvio que a instrução é importantíssima, quem poderia prescindir de Einstein ou de Higgs?? Ao mesmo tempo quem pode viver sem Platão e Sócrates?? que pode uma ciência sem Popper ou Descartes?? A instrução é o corpo da academia e a educação é a alma de qualquer instituição de ensino. A PUC sempre me pareceu uma boa universidade, conheci ótimos professores de lá, instruídos e educados. É uma pena que as duas não andem sempre juntas, uma pena que uma coisa não garanta a outra. Uma pena que alguém porque se ache instruído pense poder prescindir da educação. Me lembro da minha avó que não sabia ler, não sabia escrever e nem por isso julgava ou criticava qualquer um pela roupa que vestia, uma mulher de fato muito bem educada. O que queremos pro nosso futuro?? gerações de médicos desalmados? de professores sem educação?? é preciso pensar bem e pesar o quanto cada uma dessas coisas é importante em nossas vidas: educação e instrução.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial