quarta-feira, janeiro 14, 2009

A vitória da ignorância?

Sobre a reforma da língua portuguesa tenho uma opinião muito particular e nem um pouco desvinculada de minha experiência com a educação.
Óbvio que há mais perguntas e dúvidas do que de fato respostas e certezas e ninguém há de duvidar que as línguas são vivas e mudam com o tempo e que as mudanças são necessárias, porém há também aquele apego ao velho e bom português! E pensar que cada vez mais ele se distancia dos livros que já li (aqueles em que o português era arcaico suficientemente para me fazer sentir jovem) dá uma certa tristeza... no entanto mudar é bom! Só me pergunto se essa mudança não é decorrente da ignorância do povo que não consegue aprender a língua e insiste em deformá-la, só me pergunto se a simplificação é uma coisa boa a ponto de excluir acentos, hifens e coisas que são usadas para diferenciar palavras, enriquecer a língua escrita...
Lembro-me de que eu nunca consegui aprender inglês, sempre tive aquele ranço e aquela má vontade típica dos que, como bons esquerdistas, não queriam seguir o império, uma de minhas justificativas era "imagina se vou querer aprender uma língua em que ser e estar é a mesma coisa", agora me pergunto se quero falar uma língua em que côco e cocô são a mesma coisa... (não levem tão a sério assim o que estou dizendo, afinal é só um blog lido pelos meus amigos).
Ah mas que saudades eu vou ter do guarda-roupas e da lingüiça e de todas as coisas que vão ser tiradas dessa nossa língua, as coisas que a bem dizer já estão em desuso há tempos...
E a pensar assim percebo como gosto das coisas em desuso, os guarda-chuvas grandes, as meias para dormir, os homens que abrem a porta do carro, o respeito que se tinha pelos pais, professores... (principalmente o respeito que se tinha pelos professores).

Enfim só espero não viver o suficiente para ver o tradicional você (que já está em desuso) pelo atual vc, ah por favor deusinho não permita que eu viva suficientemente para presenciar a vitória completa da ignorância sobre a língua portuguesa!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial